Saiba quais são melhores exercícios para fazer com os filhos

A prática de exercícios físicos é muito importante para garantir que a saúde esteja sempre em dia, porém, muitas pessoas costumam ter dificuldades para incluir esse hábito em suas vidas. Por isso, ensinar e induzir as crianças a sentirem prazer em se exercitar desde cedo é uma ótima opção para garantir uma vida adulta mais ativa e uma infância ainda mais saudável.

Praticar exercícios físicos com os filhos é uma forma de fazer com que a vida e o dia a dia da criança sejam melhores em diversos aspectos, mas também é uma ótima forma para manter a própria saúde cem por cento.

Além de afastar o risco de obesidade, os exercícios estimulam a coordenação motora e ajudam no desenvolvimento intelectual da criança, porém, existem exercícios físicos indicados para cada idade. Então, já providencie suas roupas fitness, continue lendo a seguir e saiba quais são os melhores exercícios para fazer com os seus filhos.

1. Até 5 anos

De acordo com profissionais de atividades físicas infantis, nessa idade os exercícios devem ser mais lúdicos. Quanto mais naturais e leves os movimentos nesse período, melhor.

Os exercícios podem ser feitos em forma de brincadeira. Correr, pular corda e dar cambalhota são atividades que as crianças nessa idade se interessam e que podem ser feitas.

A natação também é uma ótima escolha que pode ser feita desde os primeiros meses.

Algumas das atividades mais indicadas para essa faixa etária, são:

  • Natação
  • Balê
  • Judô
  • Ginástica artística
  • Atletismo
  • Bicicleta (com ou sem rodinhas)
  • Taekwondo

2. De 6 a 11 anos

A partir dos 6 anos, a estruturação espacial e corporal da criança já permite que ela pegue a bola e arremesse de volta, por isso é a partir dessa idade que elas devem ser matriculadas em uma escolinha de futebol, por exemplo. Antes dessa idade, com 4 ou 5 anos, a criança ainda não está com as funções motoras formadas.

Os esportes indicados para essa faixa etária, são:

  • Yoga
  • Futebol
  • Vôlei
  • Remo
  • Hóquei
  • Basquete
  • Vela
  • Tênis
  • Handebol
  • Futsal

3. De 12 a 15 anos

As crianças desenvolvem equilíbrio, força e destreza, a partir dos 12 anos. Por isso, essa é a idade ideal para iniciar competições de diferentes atividades esportivas.

A partir dessa idade a musculação passa a ser permitida, pois estudos constataram que a musculação e os exercícios em série com pesos não causam prejuízo para a criança, desde que haja avaliação individual, sejam feitos de forma responsável e que a série de exercícios não sobrecarregue tendões e ossos que ainda são frágeis.

As atividades indicadas para essa faixa etária, são:

  • Hip Hop
  • Boxe
  • Jumping
  • Alongamento
  • Musculação
  • Competições de esportes coletivos, como basquete e vôlei

 

4. A partir de 16 anos

A partir dessa fase já é possível diversificar as opções, incluindo aulas coletivas em academias. O mais importante é oferecer atividades que ajudem a desenvolver a coordenação motora como um todo, deixando que o adolescente escolha a que mais lhe agrada, e nesta idade o adolescente já poderá escolher por si.

As atividades indicadas nessa faixa etária, são:

  • Pilates
  • Exercícios em suspensão
  • Bicicleta indoor
  • Ginástica localizada
  • Running

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