Quais os cuidados de saúde que os pais devem ter com seus filhos na infância?

As crianças são muito ativas e esbanjam energia, mas para isso é preciso que os pais cumpram seu papel nos cuidados que esta fase precisa. Cuidar da saúde dos filhos, especialmente durante os primeiros anos de vida, não é uma tarefa fácil para os pais.   

Esta é uma fase de descoberta e adaptações e as crianças precisam ser estimuladas em algumas atividades para desenvolver um estilo de vida saudável.

Veja agora algumas coisas que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a serem pessoas saudáveis e ter mais saúde.     

Dê uma alimentação apropriada

A alimentação que você vai dar aos seus filhos é muito importante, pois por meio dela você pode ajudar seus filhos a ter mais disposição, energia e evitar que algumas doenças surjam.

Na infância é importante acostumar seus filhos a comerem alimentos como frutas, verduras, legumes, grãos e outros.

Também nessa fase é essencial evitar alimentos como doces, refrigerantes, fast-food, industrializados e embutidos. Esses alimentos são responsáveis pelo aparecimento de doenças como obesidade, diabetes e outros problemas.   

Fique atenta a saúde bucal

Você também precisa dar atenção à saúde bucal de seus filhos, pois quando há algum problema na região da boca, geralmente outras doenças podem surgir. Por isso, sempre leve seus filhos ao dentista para que seja feita uma avaliação e corrigindo o que estiver errado.

Da mesma forma, escove os dentes da criança corretamente para evitar problemas como cáries, gengivite, mau hálito e outros.

Um acompanhamento com o dentista durante a infância vai ajudar a identificar problemas que podem ser corrigidos, sem comprometer a saúde bucal na fase adulta.   

Mantenha as vacinas em dia

As vacinas são primordiais na fase da infância e mantê-las em dias vai ajudar a deixar seus filhos mais saudáveis e livres das possibilidades de contrair algumas doenças graves.

Há uma série de vacinas que precisam ser aplicadas no decorrer da infância. Elas protegem seus filhos contra doenças como sarampo e poliomielite. Para saber se está tudo em dias, verifique a carteira de vacinação e caso alguma esteja faltando, vá ao médico o quanto antes para que isso seja resolvido.

Estimule a prática de exercícios

Os exercícios físicos são extremamente importantes para a fase da infância. Quando uma criança pratica atividades físicas, ela desenvolve anticorpos que aumentam a imunidade contra uma série de doenças.   

Por meio das atividades físicas a criança também tem o seu crescimento estimulado, além de fortalecer os ossos. Outra questão importante é que a atividade física regular ajuda a controlar as taxas, evitando que algumas doenças se instalem no organismo.

Elas também são importantes para evitar o sedentarismo e ajudam no desenvolvimento intelectual da criança.

Isso significa que os exercícios quando praticados de forma regular podem trazer muitos benefícios para a saúde de seus filhos.

Tenha um acompanhamento médico

O acompanhamento médico é fundamental para garantir que tudo está bem com a saúde dos pequenos.

As crianças precisam ter uma rotina de consultas médicas em diferentes fases da infância. Essas consultas não podem ser deixadas de lado, pois por meios delas você vai saber se o seu filho está saudável ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *