Exames de rotina que toda criança deve fazer

A prevenção de problemas de saúde mais difíceis de serem tratados caso haja um diagnóstico tardio deve começar na infância. Os pediatras podem pedir alguns exames para verificar a saúde da criança não apenas para checar a presença de algum problema, mas principalmente para a prevenção deles.

Além dos exames neonatais, como: teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho e do coraçãozinho, alguns outros exames são recomendados para as crianças. Os cuidados começam com o pré-natal, que é indispensável para a prevenção e/ou detecção de patologias fetais ou maternas ainda durante a gravidez.

Após alguns meses de vida, as visitas ao pediatra costumam acontecer a cada mês. Dos 6 aos 12 meses, passam a ser bimestrais. Entre 1 e 2 anos, passam a ser trimestrais. Dos 2 aos 5 anos, passam a ser semestrais. E após isso, as consultas devem ser feitas anualmente.

Vale ressaltar que, segundo as organizações de saúde, exames laboratoriais feitos em crianças saudáveis devem ser feitos com moderação e apenas com o pedido do pediatra.

Abaixo listamos alguns dos exames de rotina que toda criança deve realizar

8 exames de rotina que toda criança deve fazer

1- Exames de urina

O exame de urina é um dos testes mais solicitados pelos pediatras, pois por meio dele é possível identificar a presença de bactérias, infecções e verificar se há perdas de proteína e desnutrição da criança.

2- Exame patológico de fezes

A análise das fezes é importante pois revelam a presença de parasitas, sangue oculto e parasitas, que, por sua vez, revelam informações cruciais sobre a saúde infantil.

 

3- Hemograma

É através do hemograma que é possível identificar doenças comuns entre as crianças, como por exemplo, infecções, anemias e permite também a identificação de doenças crônicas.

4- Dentista

Mesmo que para muitos pais a ida ao dentista não seja muito importante, é de extrema importância que as crianças adquiram o hábito de escovar e cuidar dos dentes desde pequenos.

A presença de cáries pode ocasionar a proliferação de bactérias no sangue, pois é um caminho para que se espalhem pelo organismo.

Então considere também um plano odontológico em Belo Horizonte e mantenha a boca da sua criança saudável a partir da infância.

 

5- Exame oftalmológico

Muitas crianças têm a visão comprometida desde pequenos e às vezes isso pode até ser imperceptível aos olhos dos pais. O exame oftalmológico é importante, pois identifica problemas de visão, como: miopia, astigmatismo, estrabismo e hipermetropia.

Algumas crianças necessitam fazer o uso de óculos bem cedo, por isso é essencial identificar problemas precocemente.

6- Ultrassom

Existem diversos tipos de ultrassom, e esse exame é, na maioria das vezes, utilizado para uma primeira avaliação dos órgãos internos da criança, como: rins, vasos sanguíneos, fígado, vesícula, apêndice, tireóide e outras partes do corpo.

7- Raio X de idade óssea

Este exame identifica se há algum problema no crescimento da criança, caso a altura e o peso estejam fora dos padrões.

Ele é feito a partir de um raio x da mão e do punho da criança.

8- Glicemia e insulina

A diabetes infantil é muito séria e é um fator que deve ser observado. Os testes de glicemia e insulina são muito importantes para combater essa patologia nas crianças, principalmente se existem casos da doença na família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *