Como os pais podem deixar a casa mais segura no período de férias?

Período de férias chegando e os pais já começam a pensar no que fazer para deixar a casa mais segura e evitar acidentes.

Duas vezes ao ano, as crianças ficam de férias das escolas e passam a maior parte do tempo dessas férias nas suas casas. Por este motivo, os pais ou responsáveis, precisam ter atenção com alguns locais e objetos que podem contribuir para um acidente grave e acabar com o sossego da família e das tão sonhadas férias.  

Se você também tem criança em casa e já está procurando meios para tornar o ambiente residencial mais seguro, veja algumas dicas que daremos agora.

Equipamentos de proteção

Quando temos crianças em casa por tempo integral, fica difícil acompanhar cada passo dela. Afinal de contas os pais precisam cumprir com seus afazeres, não é mesmo?

Por isso, algo que pode ajudar não apenas os pais, mas toda a família na segurança doméstica é usar alguns equipamentos de proteção. Por exemplo, se você tem tomadas ao alcance das crianças, seria interessante usar protetores, assim você evita acidentes com eletricidade.

Utilize também protetores nas quinas das mesas. Para o momento da diversão o conselho é o mesmo, proteção!

Se a criança é muito pequena, então utilize o tatame jiu-jitsu feito de material EVA, para que a criança brinque em cima. Além disso, ter capacete e joelheira para correr de bicicleta também é importante.

Aparelhos eletrônicos protegidos

A proteção não deve ser somente física, mas também virtual. Todos nós sabemos que a internet tem seus riscos e as crianças ficam muito expostas a esse risco quando navegam. Por isso, bloqueie o acesso a alguns sites ofensivos e perigosos.

Cuidados ao receber outras crianças

Se você vai receber durante as férias algumas crianças em sua casa, a atenção é redobrada. Além de aplicar todas as medidas de proteção que você já tem, preste muita atenção quanto ao portão de saída da casa. Certifique-se de que esteja bem trancado.  

Armários no alto ou com trancas

Sabe aqueles armários que usamos para colocar materiais de limpeza e ferramentas/ então, eles precisam estar fora do alcance das crianças.

Se você tem objetos cortantes e perfurantes, ou outra ferramenta que ofereça algum risco à criança, coloque-os em um armário com trancas ou em locais de difícil acesso.

O mesmo conselho vale para quem tem hábito de guardar material de limpeza em ambientes abertos e ao alcance de crianças. Isso é um perigo! Providencie imediatamente um local seguro.    

Cuidados na piscina

Você tem piscina em casa? Vai nas férias para um clube com as crianças? Então tome muito cuidado nessas ocasiões. O índice de crianças afogadas nas férias escolares é muito alto. Isso quer dizer que os responsáveis precisam ficar mais atentos às crianças.

E caso na sua casa tenha piscina e ninguém vai usá-la, providencie uma rede de proteção.

Cozinha bloqueada

Diz o ditado que lugar de criança não é na cozinha. Por isso, deixe claro para a criançada que esse acesso é bloqueado, assim, você evita acidentes domésticos envolvendo panelas quentes, queimaduras e utensílios cortantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *