Como evitar a cólera? Veja algumas dicas de prevenção úteis para o dia a dia

A grande maioria das pessoas já ouviu falar em algum momento da vida sobre a cólera. É uma doença causada por bactérias e que, infelizmente, mata anualmente mais de cem mil pessoas no mundo todo.

É uma doença que precisa ser tratada de forma rápida, pois suas complicações podem ser fatais. Sua transmissão ocorre de diferentes formas e neste artigo você vai saber quais são elas e como evitar.

Beba somente água mineral

É muito importante beber água somente se for de garrafa ou que tenha passado por um estado de fervura. Essa água deve ser usada não apenas para beber, mas também para escovar os dentes e para fazer gelo.

A forma de transmissão da cólera mais comum no mundo todo é por meio da água contaminada com bactérias que são encontradas em fezes humanas.

Por isso é tão importante fazer o descarte de esgoto corretamente, ou seja, diretamente em fossas. Também é preciso evitar entupimentos e quando algo assim ocorre, chamar uma desentupidora em Moema, para quem mora na região sul de São Paulo.

Outra forma de evitar a contaminação por cólera é na hora do banho. É fundamental evitar ingerir a água do banho, que geralmente não tem o tratamento adequado para impedir uma contaminação. Por isso, manter a boca fechada neste momento é o ideal.  

Consuma alimentos cozidos na hora

A alimentação é outra forma pelo qual milhares de pessoas são contaminadas todos os dias. Sendo assim, é essencial evitar comer alimentos que foram cozidos a bastante tempo, ou seja, dê preferência aos alimentos que foram cozidos na hora e que você saiba a procedência.

Os alimentos crus também entram nessa lista. É importante evitar frutos do mar e algumas saladas quando a origem é duvidosa.

Higienize de forma correta os vegetais

Os alimentos precisam ser limpos de maneira correta. Isso inclui usar soluções como água sanitária misturada com um pouco de água potável. Evite também consumir alimentos que tenham vestígios de mordidas por algum animal.

Prefira um ambiente limpo

Sempre que você optar por se alimentar fora de casa, prefira sempre aqueles ambientes que estejam devidamente limpos. Locais com sujeiras geralmente atraem insetos e deixa muito a desejar na questão da higienização das comidas oferecidas.

Evite comida de rua

Evitar aqueles alimentos que são oferecidos por vendedores ambulantes é de extrema importância, pois não há como saber como foi feito o processo de higienização dos alimentos e se foram manipulados da maneira correta.

Sem essa informação, o melhor é evitar consumir, mesmo que pareça bonito e apetitoso.

Lave sempre as mãos

 As mãos são os membros do nosso corpo responsáveis por transmitir muitas doenças, desta forma, precisam estar limpas. Neste caso, precisamos lavá-las constantemente.

A lavagem das mãos é de grande importância principalmente antes das refeições e ao sair do banheiro, assim o risco de contaminação diminui.

Fuja de água parada

As águas paradas são grandes problemas nos centros urbanos do Brasil. Além de transmitir outras doenças, transmitem também a cólera, já que essas águas em algum momento entraram em contato com lixos e com esgoto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *