Adolescência e carreira – veja algumas dicas para escolher a sua

Todo adolescente chega numa fase da vida que precisa escolher uma carreira para o futuro. São muitas as pressões que eles recebem para seguir uma carreira de sucesso. Mas essa decisão deve ser tomada com muito cuidado, pois está em jogo o futuro de uma pessoa.

Escolher a profissão ideal deve ser algo prazeroso, sem deixar de lado o que está envolvido em seguir determinada carreira. Para isso, vamos dar algumas dicas para você que está terminando o ensino médio e não sabem ainda que caminho seguir profissionalmente.

Verifique a disciplina que você tem mais afinidade

Para ficar mais fácil de escolher uma profissão para seu futuro, você deve ficar de olho na disciplina que você mais gosta.

Prestar atenção nas disciplinas que você domina já é um excelente começo. Quando você identifica as disciplinas que tem mais afinidade, você consegue decidir qual caminho seguir, se vai ser humanas, exatas ou biológicas.

Confira os cursos que você mais se identifica

Para que você consiga escolher uma profissão sem medo de errar, uma boa dica é conferir os cursos que você mais se identifica. Se preferir, faça uma lista dos cursos que você já fez ou acha interessante e depois avalie um por um.

Analise por etapas. Veja se o mercado de trabalho é aquecido para determinada profissão, quais as dificuldades de conseguir tal emprego e se a remuneração é boa. Veja também sobre a questão da faculdade, quantos anos vão levar para você se formar, em qual faculdade fazer e tudo mais.  

Não olhe apenas para o lado financeiro

Ao escolher uma carreira para sua vida você não deve apenas ver o lado financeiro.Muitas pessoas que só se interessaram pelo ganho que iam ter, acabaram desistindo no meio do caminho, porque não era a profissão dos sonhos.

Além disso, algumas profissões rendem um bom salário, mas é preciso pagar o preço. Por exemplo, o médico ganha bem, mas trabalha nos finais de semana, feriados, períodos noturnos, tem o sono comprometido e poucas horas de lazer.

Já um cuidador de idoso, pode trabalhar por turno, tem mais tempo para lazer, família, tem um sono sossegado e ainda ganha bem. Além disso, há muitas empresas nesse setor que contratam esse profissional, na modalidade HelpCare Cuidador de Idosos no Rio de Janeiro.  

Peça a opinião dos seus pais

Antes de tomar qualquer decisão, converse com a voz da experiência, converse com seus pais ou pessoas mais velhas, que tem uma vida estabilizada e poderá te ajudar nessa tarefa.

Algumas famílias são exemplos nessa questão de seguir uma carreira, e você  pode conversar com alguém da sua para saber a opinião dessa pessoa. Mas é sempre importante lembrar que mesmo que você se espelhe em alguém ou receba bons conselhos, você deve seguir a carreira que te realiza, que te deixa feliz.  

Cuidado com as sugestões dadas

Não cai nessa de ir onde todo mundo está indo. Geralmente quando o aluno está terminando o ensino médio algumas pessoas começam a sugerir algumas profissões que parecem vantajosas. Mas você precisa seguir uma carreira que você gosta e não porque quer agradar o professor ou um amigo do colégio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *