5 Jogos para educação religiosa

5 Jogos para educação religiosa

Às vezes, são as pequenas coisas que nos ajudam a encontrar Jesus a nossa vida e com a família – um sorriso de um estranho, um cartão de um ente querido.

Mas muitas vezes os pais precisam ser intencionais. Aqui estão as atividades que os pais realizaram para ajudar suas famílias a celebrar o nascimento de nosso Salvador ou a se aproximarem como uma família:

Cartas de Personagem

Na época de Natal, criamos cartões de aniversário para Jesus e, como nosso “presente” para Ele, procuramos observar melhor o fruto do Espírito de Gálatas 5: 22-23, a qualidade ou atributo mais desafiador para cada um de nós.

Para uma criança pode ser paciência, para outra pode ser autocontrole. Mas a ideia é que os jogos bíblicos podem ser bem divertidos.

Fazemos um brainstorming de situações e ações que fortalecem nossa paciência, como esperar uma vez ou ter autocontrole para compartilhar pertences sem ficarmos com raiva.

Em seguida, escrevemos ou desenhamos essas ideias em nossos cartões.
Na véspera de Natal, os cartões preenchidos são colocados em uma meia, para serem abertos e compartilhados com a família na manhã de Natal.

Cada criança pode comemorar o aniversário de Jesus de uma forma pessoal e tangível, tornando-se “praticantes” da Palavra e crescendo em força de caráter.

Nomes de jesus

Recortamos estrelas de cartolina e escrevemos “Jesus é …” em cada uma. Então escrevemos palavras que descrevem Jesus, como “Salvador”, “Emanuel” e “Príncipe da Paz”.

Para nós devoções familiares naquela noite, conversamos sobre os diferentes nomes de Jesus.

Criando essas estrelas para decorar os armários da cozinha foi uma ótima maneira de envolver meus filhos na lembrança do caráter de Jesus.

Uma temporada de histórias

Um ano, minha família encontrou livros sobre Jesus em brechós e vendas locais.

Buscamos livros que contassem a história de Jesus de diferentes perspectivas e demonstrou o verdadeiro espírito da temporada.

Envolvemos cada livro individualmente e a partir de dezembro 1, as crianças selecionaram um livro por noite. Desembrulhamos o livro e o lemos juntos como uma família.

Essa tradição nos permitiu encerrar cada noite com foco em Cristo e na celebração de Seu nascimento.

Ornamento de lembrança

Depois que minha filha nasceu, comprei um enfeite de Domingo de plástico transparente de uma loja de artesanato e colocou nela seu primeiro chapéu e pulseira do hospital.

Todo Domingo quando colocamos o enfeite da árvore, ela sempre se interessa por ele (“Olha como a minha cabeça era pequena!”), e nós
falar sobre onde ela nasceu.

Gosto de compartilhar o quanto mal podíamos esperar para conhecê-la e como a amamos ela era desde o momento de seu nascimento.

O Dom da Escritura

No ano passado, pedi à minha família imediata e extensa que selecionasse uma Escritura que significasse algo para eles durante o ano.

Na manhã de Domingo, todos nós nos revezamos na leitura de nosso versículo ou passagem escolhido e compartilhamos por que ele era importante para nós.

Descobrimos que essa era uma maneira de incluir Jesus na oferta de presentes e ajudou todos a se aproximarem um pouco mais de nosso Salvador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *